Ouça Agora Positiva FmTocar
BrasilPolítica

Caiado comemora saída de União Brasil e PP do governo Lula e vê avanço rumo à eleição de 2026

1 Mins read

BRASÍLIA — O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), celebrou a decisão da federação União Progressista — formada por União Brasil e Progressistas (PP) — de deixar oficialmente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito nesta terça-feira (2/9), em Brasília, pelos presidentes nacionais dos dois partidos, Antonio de Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP).

A medida determina que todos os filiados das duas siglas que atualmente ocupam cargos no Executivo federal entreguem seus postos. Segundo comunicado divulgado pela federação, o não cumprimento da decisão poderá resultar em afastamento imediato e outras punições previstas no estatuto partidário. “Informamos a todos os detentores de mandato que devem renunciar a qualquer função que ocupem no governo federal. Em caso de descumprimento desta determinação, haverá afastamento imediato e, se persistir, punições previstas no Estatuto. Esta decisão representa um gesto de clareza e coerência”, diz a nota oficial.

A saída do bloco governista atende a um pleito antigo de Caiado, que vinha pressionando sua legenda a se afastar da gestão petista. Para o governador, a manutenção de cargos no governo enfraquecia a identidade partidária e gerava contradições internas. Em vídeo publicado nas redes sociais, Caiado classificou o rompimento como um passo necessário para consolidar o projeto político da federação. “Política não pode ter um pé em cada canoa. Agora o partido tem um norte. Está federado com o PP com um único objetivo: derrotar o PT em 2026 e governar o país com tranquilidade”, afirmou.

Mesmo com membros do União Brasil integrando o governo Lula desde o início do mandato, Caiado se manteve como um dos principais opositores do presidente. Em abril deste ano, ele lançou sua pré-candidatura à Presidência da República e, desde então, tem intensificado agendas em diferentes estados, apresentando sua gestão em Goiás como modelo de eficiência e responsabilidade fiscal.

A decisão da União Progressista marca uma nova fase na articulação da direita em torno da disputa presidencial de 2026 e fortalece o posicionamento de Caiado como uma das principais lideranças de oposição no país.


Posts relacionados
AcidenteBrasil

Helicóptero cai em pesqueiro em São Roque; piloto sofre ferimentos leves

1 Mins read
🚁 QUEDA DE HELICÓPTERO |Vídeos divulgados na tarde deste domingo (26) registraram o momento em que um helicóptero caiu em um pesqueiro…
MundoPolítica

Lula se reúne com Trump na Malásia e discute retomada das relações entre Brasil e EUA

1 Mins read
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
BrasilPolítica

Caiado atinge 15,3% das intenções de voto e se torna nome mais competitivo do centro-direita, aponta AtlasIntel

1 Mins read
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), alcançou 15,3% das intenções de voto em pesquisa da AtlasIntel, tornando-se o nome mais competitivo da direita e centro-direita na disputa presidencial de 2026.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *