Ouça Agora Positiva FmTocar
BrasilSaúde

Novo parâmetro eleva “12 por 8” à categoria de pré-hipertensão

1 Mins read

Uma diretriz brasileira de manejo da pressão arterial (2025), elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, redefiniu o ponto de corte para pressão arterial normal. Agora, leituras de 12 por 8 ou superiores deixam de ser consideradas normais, passando a caracterizar pré-hipertensão.

O que muda

  • Para ser considerada normal, a pressão arterial agora precisa ficar abaixo de 12 por 8.
  • Leituras de 14 por 9 ou mais continuam sendo classificadas como hipertensão, divididas em estágios (1, 2 ou 3), dependendo de outros fatores clínicos.

Por que a alteração foi feita

O objetivo da reclassificação é identificar com antecedência pessoas que têm risco maior de desenvolver hipertensão plena, para permitir intervenções mais cedo — especialmente medidas não medicamentosas, como mudanças de estilo de vida.

Reações e impacto

A Sociedade Brasileira de Cardiologia considera a atualização essencial para alicerçar a prática clínica com base em evidências e para alinhar recomendações médicas às mais recentes descobertas.


Posts relacionados
AcidenteBrasil

Helicóptero cai em pesqueiro em São Roque; piloto sofre ferimentos leves

1 Mins read
🚁 QUEDA DE HELICÓPTERO |Vídeos divulgados na tarde deste domingo (26) registraram o momento em que um helicóptero caiu em um pesqueiro…
BrasilPolítica

Caiado atinge 15,3% das intenções de voto e se torna nome mais competitivo do centro-direita, aponta AtlasIntel

1 Mins read
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), alcançou 15,3% das intenções de voto em pesquisa da AtlasIntel, tornando-se o nome mais competitivo da direita e centro-direita na disputa presidencial de 2026.
BrasilEconômiaNotícias Gerais

INSS convoca 4 milhões de beneficiários para fazer prova de vida

1 Mins read
Cerca de 4 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar a prova de vida para evitar o bloqueio de seus benefícios. Segundo o instituto, todos os convocados já foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo extrato bancário onde recebem o pagamento.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *