Ouça Agora Positiva FmTocar
Última

STF terá sessões extras para julgamento de Bolsonaro e aliados

2 Mins read

Cristiano Zanin inclui nova data na agenda da Primeira Turma; julgamento pode levar à condenação de ex-presidente a mais de 30 anos de prisão

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou sessões extraordinárias para o julgamento da ação penal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete investigados, acusados de integrar o chamado “núcleo 1” da trama golpista. A nova sessão foi marcada para a próxima quinta-feira (11).

A decisão foi tomada após solicitação do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, com o objetivo de acelerar a análise do processo. Já estavam previstas sessões nos dias 9, 10 e 12 de setembro.

O julgamento teve início nesta semana, com a apresentação das sustentações orais das defesas dos acusados e a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se posicionou favoravelmente à condenação de todos os réus.

A fase de votação pelos ministros da Primeira Turma começa na terça-feira (9). Os acusados podem ser condenados a penas que somam mais de 30 anos de prisão.

Com a inclusão da sessão extra, o julgamento terá quatro dias de duração, com sessões duplas (manhã e tarde) em três deles. Para viabilizar a sessão de quinta-feira à tarde, o STF cancelou a sessão do plenário marcada para as 14h do mesmo dia.

📅 Agenda de sessões:

  • 9/9 (terça-feira) – 9h e 14h
  • 10/9 (quarta-feira) – 9h
  • 11/9 (quinta-feira) – 9h e 14h (sessão extra)
  • 12/9 (sexta-feira) – 9h e 14h

⚖️ Acusações

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que os acusados teriam participado da elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa ações como o sequestro ou homicídio de autoridades, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Além disso, os réus teriam atuado na produção da chamada “minuta do golpe”, documento que estaria sob conhecimento de Jair Bolsonaro e que previa a decretação de estado de defesa e de sítio como forma de impedir a posse de Lula, reverter o resultado das eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder.

A denúncia também envolve a participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília.


🧾 Crimes atribuídos aos réus:

  • Organização criminosa armada
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça
  • Deterioração de patrimônio tombado

As penas, em caso de condenação, podem ultrapassar os 30 anos de reclusão.


🟨 Caso específico: Alexandre Ramagem

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual deputado federal, Alexandre Ramagem, responde apenas a três dos cinco crimes atribuídos aos demais, por foro privilegiado. A Constituição garante imunidade parlamentar para determinados tipos de crimes, o que resultou na suspensão das acusações relativas aos atos de 8 de janeiro, incluindo:

  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça
  • Deterioração de patrimônio público tombado

👤 Réus no julgamento:

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin e deputado federal
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto – ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato a vice-presidente
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens da Presidência

Continuaremos acompanhando o desenrolar do julgamento e publicará atualizações em tempo real durante as sessões do STF.


Publicidade

Posts relacionados
EducaçãoÚltima

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

2 Mins read
As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 se encerram nesta sexta-feira (23). O programa oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de graduação, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Notícias GeraisÚltima

INSS autoriza pagamento extra de atrasados para mais de 150 mil segurados; veja quem recebe

2 Mins read
Mais de 150 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber valores extras decorrentes de ações judiciais já concluídas.
MundoPolíticaÚltima

Trump afirma que negociações para encerrar guerra na Ucrânia entram na reta final

1 Mins read
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as negociações para encerrar a guerra na Ucrânia avançaram para um momento decisivo e indicou que um acordo pode ser fechado em breve.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *