Ouça Agora Positiva FmTocar
Econômia

Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R\$ 1.631

1 Mins read

Aumento nominal é de 7,44% em relação ao valor atual

O governo federal elevou a previsão do salário mínimo para 2026. De acordo com o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado ao Congresso na noite desta sexta-feira (29), o valor proposto é de R\$ 1.631, representando um reajuste nominal de 7,44% em relação ao mínimo atual, de R\$ 1.518.

O número supera em R\$ 1 a estimativa anterior, de R\$ 1.630, prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A correção segue as novas regras aprovadas no fim de 2023, que determinam que o salário mínimo deve ser reajustado com base na inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescida do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, limitado a um ganho real de até 2,5%.

Segundo as projeções do governo, o INPC acumulado entre dezembro de 2024 e novembro de 2025 deve ser de 4,78%, e o PIB de 2024 deve registrar crescimento de 3,4%, o que levaria a um reajuste total de 8,18%. No entanto, com o teto de valorização real, o aumento é limitado a 7,44%.

O valor ainda não é definitivo. Caso a inflação medida pelo INPC supere a projeção até novembro, o governo poderá enviar uma mensagem modificativa ao Congresso Nacional no início de dezembro, com um novo cálculo para o salário mínimo.


Posts relacionados
BrasilEconômiaNotícias Gerais

INSS convoca 4 milhões de beneficiários para fazer prova de vida

1 Mins read
Cerca de 4 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar a prova de vida para evitar o bloqueio de seus benefícios. Segundo o instituto, todos os convocados já foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo extrato bancário onde recebem o pagamento.
BrasilEconômia

Banco Central veta aquisição do Banco Master pelo BRB

1 Mins read
O Banco Central (BC) barrou a tentativa do Banco de Brasília (BRB) de assumir o controle do Banco Master, operação que aguardava…
BrasilEconômia

Mais de 2 milhões aderem ao acordo de ressarcimento do INSS

2 Mins read
Mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento por descontos indevidos realizados por associações e entidades….
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *