Ícone do site Jornal Vale Goiano

Carteira Nacional do Professor será entregue em outubro, anuncia MEC


O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará a ser entregue em outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor.

O documento foi criado pelo Projeto de Lei 41/2025, aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no último dia 19 e que agora aguarda sanção presidencial, prevista para 15 de outubro.

Segundo o ministro, a carteira é um reconhecimento ao papel essencial do professor na sociedade:

“O Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, afirmou Camilo Santana.

Vantagens da CNDB

Quem tem direito?

A Carteira Nacional do Professor será destinada a docentes da rede pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal.

Para solicitar, o professor deverá se cadastrar no site do programa Mais Professores para o Brasil, utilizando conta Gov.br. As informações serão validadas por meio de bases do governo, como Receita Federal e Censo Escolar.

O projeto também obriga estados, municípios e o Distrito Federal a fornecerem dados atualizados sobre os profissionais da educação.

A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização, qualificação e incentivo à carreira docente.

fonte e imagem :EBC


Sair da versão mobile