Instituições de ensino devem informar cursos disponíveis entre 1º e 8 de outubro
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial da União, o edital que regulamenta a oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025.
De acordo com o documento, as faculdades privadas terão de 1º a 8 de outubro para registrar, no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), quais cursos e quantas vagas estarão disponíveis nesta edição do programa. O procedimento deve ser acompanhado do termo de participação emitido pela instituição.
Regras para adesão
Podem participar apenas instituições que já possuam adesão válida ao Fies. Além disso, os cursos ofertados precisam ter avaliação positiva junto ao MEC. O prazo para eventuais ajustes no sistema será de 9 a 14 de outubro.
Próxima etapa: inscrições de estudantes
Após a fase de oferta pelas faculdades, o MEC prevê lançar, em 14 de outubro, um novo edital com as regras de inscrição para os estudantes interessados nas vagas não preenchidas.
Segundo o ministério, poderão se candidatar apenas universitários que consigam comprovar a frequência mínima exigida para o semestre vigente.
O programa é considerado uma das principais políticas públicas de acesso ao ensino superior privado no país, oferecendo financiamento a juros reduzidos para estudantes de baixa renda.
fonte/imagem: EBC


