Ouça Agora Positiva FmTocar
JustiçaÚltima

STF forma maioria para condenar cinco PMs do DF a 16 anos por omissão no 8 de Janeiro

1 Mins read

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a concluir o julgamento que pode levar cinco ex-integrantes da alta cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal a 16 anos de prisão. A maioria dos votos já foi formada nesta quinta-feira (4), em sessão virtual, apontando que os militares foram omissos diante dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Até agora, três ministros — Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Cristiano Zanin — votaram pela condenação do ex-comandante-geral Fábio Augusto Vieira, do ex-subcomandante-geral Klepter Rosa Gonçalves e dos coronéis Jorge Eduardo Barreto Naime, Paulo José Ferreira de Sousa e Marcelo Casimiro Vasconcelos.

Os mesmos votos também indicam a absolvição do major Flávio Silvestre de Alencar e do tenente Rafael Pereira Martins, devido à falta de provas. Resta apenas o voto da ministra Cármen Lúcia, e o julgamento deve ser encerrado nesta sexta-feira (5).

No voto que conduz o caso, Moraes afirma que os réus deixaram de agir quando deveriam, contribuindo para que os ataques aos Três Poderes acontecessem. Para o ministro, essa omissão se enquadra nos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Ele destacou que a violência de 8 de janeiro foi potencializada pela falta deliberada de atuação das autoridades de segurança.

Questionamentos das defesas

Durante a análise dos processos, os advogados contestaram o julgamento no STF, argumentando que os acusados não têm direito a foro privilegiado. Também alegaram que houve cerceamento de defesa, sob o argumento de que não tiveram acesso a todos os documentos do processo.

com informações: EBC

Publicidade

Posts relacionados
EducaçãoÚltima

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

2 Mins read
As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 se encerram nesta sexta-feira (23). O programa oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de graduação, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Notícias GeraisÚltima

INSS autoriza pagamento extra de atrasados para mais de 150 mil segurados; veja quem recebe

2 Mins read
Mais de 150 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber valores extras decorrentes de ações judiciais já concluídas.
MundoPolíticaÚltima

Trump afirma que negociações para encerrar guerra na Ucrânia entram na reta final

1 Mins read
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as negociações para encerrar a guerra na Ucrânia avançaram para um momento decisivo e indicou que um acordo pode ser fechado em breve.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *