Ouça Agora Positiva FmTocar
Meio Mabiente & SustentabilidadeÚltima

Cúpula do Clima em Belém reunirá 143 delegações e será aberta por Lula

2 Mins read

Evento antecede a COP30 e contará com líderes de 57 países; discussões focam florestas, oceanos e transição energética

Belém (PA) — A cidade de Belém se prepara para receber, nos dias 6 e 7 de novembro, a Cúpula do Clima, encontro que reunirá 143 delegações dos 198 países signatários dos tratados internacionais sobre mudanças climáticas. O evento antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a cúpula servirá como um “termo de referência” para orientar as negociações oficiais da COP30.

“Será o momento em que os líderes mundiais darão o direcionamento para as delegações conduzirem as discussões”, afirmou a ministra.

🌿 Lula abre a plenária

A plenária de abertura será conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã do dia 6, e permanecerá aberta até o fim do dia 7, quando se encerrarão os discursos dos chefes de Estado e de Governo.

Durante os dois dias, também ocorrerão sessões temáticas, que tratarão de assuntos centrais da agenda ambiental global. Segundo o embaixador Maurício Carvalho Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, o evento será aberto com um almoço de líderes, comandado por Lula, cujo primeiro tema será o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).

Além disso, o presidente brasileiro conduzirá três painéis temáticos:

  • Florestas e Oceanos (dia 6, à tarde)
  • Transição Energética (dia 7, pela manhã)
  • Acordo de Paris, NDCs e Financiamento Climático (dia 7, à tarde)

Cada sessão reunirá cerca de 40 líderes internacionais.

🌍 Encontros bilaterais e ausências

A partir do dia 5, o governo brasileiro também promoverá reuniões bilaterais com outras nações — as agendas específicas serão divulgadas apenas no dia. Segundo o Itamaraty, Estados Unidos e Argentina não enviarão delegações para o encontro.

Ao todo, 57 líderes mundiais já confirmaram presença.

“A cúpula será muito representativa da comunidade internacional, com um número expressivo de chefes de Estado e de governo”, destacou o embaixador Maurício Lyrio.

Com a Cúpula de Belém, o Brasil inaugura uma nova tradição diplomática ao realizar a reunião de alto nível fora do calendário oficial da COP, reforçando seu protagonismo nas negociações globais sobre o clima e a proteção das florestas tropicais.


Publicidade

Posts relacionados
EducaçãoÚltima

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

2 Mins read
As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 se encerram nesta sexta-feira (23). O programa oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de graduação, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Notícias GeraisÚltima

INSS autoriza pagamento extra de atrasados para mais de 150 mil segurados; veja quem recebe

2 Mins read
Mais de 150 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber valores extras decorrentes de ações judiciais já concluídas.
MundoPolíticaÚltima

Trump afirma que negociações para encerrar guerra na Ucrânia entram na reta final

1 Mins read
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as negociações para encerrar a guerra na Ucrânia avançaram para um momento decisivo e indicou que um acordo pode ser fechado em breve.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *