Reajuste aprovado pela Aneel atinge consumidores residenciais, rurais e comerciais. Aumento mais alto é de 19,01% para baixa tensão.
A partir desta quarta-feira (22), os goianos vão pagar mais caro pela conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual de 2025 da Equatorial Goiás, com aumento médio de 18,74% para consumidores residenciais.
De acordo com a Aneel, as tarifas variam conforme o tipo de tensão utilizada. Os consumidores de baixa tensão, que incluem residências e áreas rurais, terão o maior reajuste, de 19,01%. Já os de alta tensão, que englobam comércios, indústrias e serviços, terão acréscimo médio de 17,04%.
Em nota, a agência explicou que o reajuste reflete o aumento nos custos de distribuição, transporte e compra de energia, além de encargos setoriais e componentes financeiros.
Nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (UB) criticou o reajuste e responsabilizou o governo federal pelo aumento. Segundo ele, “Goiás não consegue desenvolver ainda mais por não ter energia suficiente para atender à demanda”.

