Ouça Agora Positiva FmTocar
CeresPolicial

Operação Integrada Metanol é deflagrada em Ceres para coibir venda de bebidas adulteradas

2 Mins read

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Ceres (10ª DRP), em parceria com a Polícia Militar, Polícia Técnico‑Científica, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Delegacia Fiscal de Goianésia e Batalhão Fiscal, deflagrou, na tarde de quarta-feira (08), a Operação Integrada Metanol. O objetivo é intensificar fiscalizações em todo o estado para coibir a fabricação, comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas adulteradas, principalmente com presença de metanol — substância altamente tóxica e potencialmente letal.

Durante as diligências em Ceres, as equipes vistoriaram duas distribuidoras de bebidas, onde identificaram irregularidades fiscais e sanitárias, além de apreender produtos vencidos ou sem comprovação legal. A ação integra um esforço contínuo do estado para conter riscos à saúde pública e proteger consumidores goianos.

As autoridades informam que novas fiscalizações ocorrerão nos próximos dias, em estabelecimentos comerciais da região e de outras cidades, ampliando o alcance da operação.


📰 Novas informações e contexto recente

Apreensões e fiscalização ampliada pelo Estado

  • Em uma força‑tarefa realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, Procon Goiás e órgãos parceiros apreenderam cerca de 1.087 bebidas suspeitas de falsificação ou irregularidade em Goiás — em municípios como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade.
  • Na mesma operação, 19 estabelecimentos foram autuados, e 34 amostras foram enviadas para análise laboratorial.
  • Também foram registrados 30 procedimentos policiais e 82 perícias requisitadas no âmbito da fiscalização estadual contra falsificação de bebidas.

Decisão governamental e mobilização estadual

  • O governador Ronaldo Caiado determinou inspeções em distribuidoras de bebidas em todo o estado como resposta ao alerta nacional sobre casos de intoxicação por metanol.
  • A partir dessa determinação, foi instalada uma operação integrada com atuação das polícias, da vigilância sanitária e de órgãos de saúde para antecipar riscos e evitar que casos semelhantes aos já reportados em outros estados ocorram em Goiás.
  • cinco notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol em Goiás, sendo que dois foram descartados (em Bom Jesus e Senador Canedo). Os casos ainda em investigação são de Itapaci, Formosa e Padre Bernardo.
  • Conforme a Secretaria de Saúde, o estado já dispõe do antídoto necessário para tratamento de intoxicações por metanol, oferecido pelo Hospital das Clínicas, e acompanha os pacientes com monitoramento contínuo.

Panorama nacional: surto de metanol e novas crises

  • Em 2025, o Brasil vive um surto de intoxicações por metanol envolvendo bebidas alcoólicas adulteradas, com casos confirmados ou suspeitos em diversos estados.
  • Em São Paulo, por exemplo, duas jovens morreram após consumir bebidas adulteradas. O caso reacendeu alerta sobre os riscos do metanol e mobilizou vigilâncias sanitárias e autoridades estaduais.
  • Parlamentares em Goiás já propuseram projetos de lei para agravar pena para quem comercializar bebidas adulteradas e criar um Grupo Estadual de Fiscalização e Controle de Bebidas Adulteradas.

Posts relacionados
CidadesPolicial

Polícia Civil de Goiás indiciou duas mulheres por tentativa de subtração de crianças em Goiânia

1 Mins read
Polícia Civil de Goiás, por meio da Central-Geral de Flagrantes de Goiânia (1ª DRP), indiciou duas mulheres, Mônica Meirelles Sanchez e Yasmin Meirelles Sanchez da Silva, por tentativa de subtração de incapazes, após relatos de que estariam abordando crianças em parques da capital, especialmente no Parque Vaca Brava.
CidadesPolicial

Operação Guardiões do Campo: Polícia Civil prende autor de latrocínio brutal em zona rural de Goiás

2 Mins read
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (Dercr), concluiu uma complexa investigação que resultou na prisão de Marcos Vinícius Rodrigues Ferreira, suspeito de integrar uma associação criminosa envolvida em crimes violentos e de extrema brutalidade em propriedades rurais nas regiões de Água Fria de Goiás e Colinas do Sul.
PolicialPRF

PRF apreende 10 kg de skunk em ônibus na BR-060, em Rio Verde (GO)

1 Mins read
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 10 quilos de skunk durante uma fiscalização em um ônibus interestadual na BR-060, na altura do km 390, em Rio Verde (GO), na manhã desta ultima segunda-feira (20).
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *