Ícone do site Jornal Vale Goiano

Governo Lula avalia se dará apoio a famílias de mortos em megaoperação no Rio

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva analisa se prestará algum tipo de auxílio às famílias dos 117 suspeitos mortos durante a megaoperação policial realizada pela gestão de Cláudio Castro, no Rio de Janeiro.

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tem defendido publicamente que a União ofereça apoio formal aos familiares das vítimas.

No entanto, dentro do Palácio do Planalto, a proposta é vista com cautela. Integrantes do governo avaliam que uma ação direta de Brasília poderia gerar desgaste político e levar parte da opinião pública a associar o governo Lula ao tráfico ou ao crime organizado.

Diante desse impasse, a tendência no momento é que o governo federal não preste assistência direta às famílias. Há, ainda, o entendimento de que eventuais medidas de reparação ou apoio deveriam partir do governo estadual, responsável pela operação nas comunidades.

Na última quinta-feira (30), Macaé Evaristo visitou o Complexo da Penha, na zona norte do Rio, para ouvir moradores sobre os impactos da ação policial. Durante a visita, a ministra classificou a operação como “um fracasso”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também acompanhou a agenda.

Sair da versão mobile