Ouça Agora Positiva FmTocar
PolíticaÚltima

Relator afirma que anistia “ampla, geral e irrestrita” é inviável

1 Mins read

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto de lei da anistia na Câmara, declarou nesta quinta-feira (18) que não apresentará um texto que atenda ao pedido do Partido Liberal (PL) por uma anistia totalmente irrestrita. Segundo ele, um projeto “pelo meio” deve ser o caminho adotado.

“Anistia ampla, geral e irrestrita é impossível. Essa discussão eu acho que já foi superada ontem (…) Acho que nós vamos ter que fazer uma coisa pelo meio. Isso aqui talvez não agrade nem extrema direita, nem extrema esquerda, mas agrade a maioria da Câmara.”

O que está em debate

  • O PL defende que a anistia contemple todos os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — incluindo ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O Supremo Tribunal Federal já condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão, e mais de 600 pessoas pelos atos golpistas, por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano ao patrimônio público e instituições democráticas.

Proposta do relator

Paulinho da Força pretende apresentar um texto que:

  • Seja mais restrito do que o pretendido pelo PL.
  • Enfoque em redução de penas ou critérios mais delimitados de beneficiários, ao invés de anistiar todos indiscriminadamente.
  • Busque apoio político amplo, conversando tanto com parlamentaristas de direita quanto de esquerda, além de lideranças estaduais.

Situação no plenário

  • A Câmara aprovou, em 17 de setembro, a urgência do PL da Anistia, o que permite que o projeto seja pautado para votação em plenário a qualquer momento.
  • Há divergências sobre se o texto deve alcançar organizadores e financiadores dos eventos de janeiro de 2023 ou apenas os manifestantes.

Publicidade

Posts relacionados
EducaçãoÚltima

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

2 Mins read
As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 se encerram nesta sexta-feira (23). O programa oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de graduação, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior de todo o país.
InternacionalPolítica

Ações dos EUA na Venezuela representam riscos à ordem multilateral

4 Mins read
Os ataques feitos pelos Estados Unidos à Venezuela no sábado (3) para derrubar o presidente, Nicolás Maduro, representam, na avaliação de especialistas entrevistados pela Agência Brasil, riscos para organismos multilaterais e para os países da América Latina e do Caribe.
InternacionalPolítica

Lula classifica ofensiva dos EUA na Venezuela como grave violação internacional

2 Mins read
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou neste sábado (3) a ação militar conduzida pelos Estados Unidos em território venezuelano, que resultou na detenção do presidente Nicolás Maduro. Em manifestação nas redes sociais, o chefe do Executivo brasileiro afirmou que o uso da força “rompe limites inaceitáveis” e fere princípios básicos do direito internacional.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *