Ouça Agora Positiva FmTocar
SaúdeÚltima

Novo parâmetro eleva “12 por 8” à categoria de pré-hipertensão

1 Mins read

Uma diretriz brasileira de manejo da pressão arterial (2025), elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, redefiniu o ponto de corte para pressão arterial normal. Agora, leituras de 12 por 8 ou superiores deixam de ser consideradas normais, passando a caracterizar pré-hipertensão.

O que muda

  • Para ser considerada normal, a pressão arterial agora precisa ficar abaixo de 12 por 8.
  • Leituras de 14 por 9 ou mais continuam sendo classificadas como hipertensão, divididas em estágios (1, 2 ou 3), dependendo de outros fatores clínicos.

Por que a alteração foi feita

O objetivo da reclassificação é identificar com antecedência pessoas que têm risco maior de desenvolver hipertensão plena, para permitir intervenções mais cedo — especialmente medidas não medicamentosas, como mudanças de estilo de vida.

Reações e impacto

A Sociedade Brasileira de Cardiologia considera a atualização essencial para alicerçar a prática clínica com base em evidências e para alinhar recomendações médicas às mais recentes descobertas.


Publicidade

Posts relacionados
EducaçãoÚltima

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

2 Mins read
As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 se encerram nesta sexta-feira (23). O programa oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de graduação, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Notícias GeraisÚltima

INSS autoriza pagamento extra de atrasados para mais de 150 mil segurados; veja quem recebe

2 Mins read
Mais de 150 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber valores extras decorrentes de ações judiciais já concluídas.
MundoPolíticaÚltima

Trump afirma que negociações para encerrar guerra na Ucrânia entram na reta final

1 Mins read
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as negociações para encerrar a guerra na Ucrânia avançaram para um momento decisivo e indicou que um acordo pode ser fechado em breve.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *