Ouça Agora Positiva FmTocar
Saúde

Quatro estados registram aumento de casos de síndrome respiratória associada à covid-19

1 Mins read

Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba apresentam crescimento nos casos

O boletim do InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (28) aponta aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela covid-19 nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba. Apesar do crescimento, o impacto nas hospitalizações ainda é baixo. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pelo estudo, avalia que os casos graves da doença continuam em níveis baixos no país.

No Amazonas, o aumento dos casos está concentrado em crianças pequenas e é majoritariamente causado pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O estado é o único do país que ainda apresenta crescimento de SRAG associado ao VSR.

Nos estados do Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás, a elevação dos casos de SRAG ocorre principalmente entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos. Os dados laboratoriais indicam que o aumento é impulsionado pelo rinovírus.

O crescimento da SRAG nessa faixa etária também tem sido observado em diversas regiões do centro-sul, com destaque para São Paulo, onde o aumento é mais acentuado, além de alguns estados do Nordeste e do Amapá.

A pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella orienta que, diante do aumento dos casos, crianças e adolescentes com sintomas de gripe ou resfriado devem permanecer em casa e evitar a escola para reduzir a transmissão do vírus. Ela reforça que idosos e imunocomprometidos devem manter a vacinação contra a covid-19 a cada seis meses, enquanto outros grupos de risco, como pessoas com comorbidades, precisam tomar doses de reforço anualmente.


DOUGLAS CORRÊA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil


Posts relacionados
BrasilSaúde

Pesquisadores brasileiros avançam em exame de sangue para diagnóstico do Alzheimer

2 Mins read
Cientistas brasileiros deram um passo importante rumo à democratização do diagnóstico do Alzheimer no país. Estudos recentes apontam que um exame de sangue, com base na proteína p-tau217, pode identificar com alta precisão a presença da doença — abrindo caminho para a inclusão do teste no Sistema Único de Saúde (SUS).
BrasilSaúde

Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol; oito mortes foram notificadas

1 Mins read
Ícone do site Editar com Elementor Ctrl+K Finish Setup Preview Salvar rascunho Publicar Alterar tipo ou estilo do bloco Mover bloco Parágrafo da posição 3 para a posição 2 Mover Parágrafo bloco da posição 3 para baixo na posição 4 Mudar alinhamento do texto Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol; oito mortes foram notificadas  O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (17), que subiu para 46 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol no país, todos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Além desses registros, 87 ocorrências ainda estão em análise pelas autoridades de saúde.
BrasilSaúde

Novo parâmetro eleva “12 por 8” à categoria de pré-hipertensão

1 Mins read
Uma diretriz brasileira de manejo da pressão arterial (2025), elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, redefiniu o ponto de corte para pressão arterial normal. Agora, leituras de 12 por 8 ou superiores deixam de ser consideradas normais, passando a caracterizar pré-hipertensão.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *