Ouça Agora Positiva FmTocar
MundoPolítica

Lula se reúne com Trump na Malásia e discute retomada das relações entre Brasil e EUA

1 Mins read

Encontro foi classificado como “muito positivo”, segundo o chanceler Mauro Vieira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O encontro, que durou cerca de 50 minutos, teve como foco o reestabelecimento das relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.

Durante a conversa, Lula afirmou que o Brasil deseja manter uma relação “extraordinária” com os Estados Unidos e pediu a suspensão imediata do tarifaço imposto pelo governo norte-americano às exportações brasileiras. Em julho, Trump havia anunciado uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA, além de impor restrições de vistos a autoridades brasileiras e membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não há razão para desavenças entre Brasil e Estados Unidos. Quando dois presidentes sentam à mesa e expõem seus pontos de vista, a tendência natural é chegar a um entendimento”, declarou Lula.

Participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Negociações sobre tarifas

Após a reunião, Mauro Vieira informou à imprensa que Trump autorizou sua equipe a iniciar imediatamente as negociações para revisão das tarifas, ainda na noite deste domingo, horário local da Malásia — 11 horas à frente de Brasília.

“A reunião foi muito positiva. O presidente Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral com o objetivo de resolver a questão rapidamente”, afirmou o chanceler.

Clima cordial e admiração mútua

Segundo Vieira, o encontro ocorreu em clima amistoso. Trump teria elogiado a trajetória política de Lula e reconhecido sua resiliência.

“Trump disse admirar o presidente Lula por ter sido eleito três vezes, superado perseguições políticas e reconquistado o cargo democraticamente”, relatou o ministro.

Visitas oficiais em pauta

O chanceler confirmou ainda a intenção de Trump visitar o Brasil em breve. Lula também aceitou o convite para uma futura visita oficial a Washington.

“Trump afirmou que gosta imensamente do povo brasileiro, e o presidente Lula respondeu que também tem grande apreço pelos Estados Unidos”, disse Vieira.


Quer

Publicidade

Posts relacionados
PolicialPolítica

Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília

1 Mins read
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22) em Brasília. A Polícia Federal confirmou, por meio de nota, o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Mundo

Shein é denunciada por vender bonecas sexuais com aparência infantil na França

1 Mins read
A varejista chinesa Shein foi denunciada pela unidade antifraude da França por comercializar o que o órgão descreveu como “bonecos sexuais com aparência infantil”. A denúncia foi feita no último sábado (1º).
PolíticaÚltima

Lula cobra integração entre polícias e estados após operação mais letal do Rio

1 Mins read
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (29), a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro que deixou mais de 120 mortos. A ação, realizada na terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, tinha como alvo a facção Comando Vermelho (CV) e é considerada a mais letal da história recente do estado.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *