Ouça Agora Positiva FmTocar
Saúde

Baixa cobertura vacinal contra a febre amarela preocupa autoridades em Goiás

1 Mins read

A baixa adesão à vacina contra a febre amarela tem gerado grande preocupação entre as autoridades de saúde em Goiás. Embora a doença seja grave e possa levar à morte, um número reduzido de pessoas tem procurado os postos de vacinação. A situação ganhou ainda mais destaque após recentes casos de macacos mortos pela doença em Abadia de Goiás, Goiânia e Guapó, o que motivou uma alerta da TV Brasil Central.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal ideal para a febre amarela é de 95%, mas em Goiás o índice atual está em 75%. A situação é especialmente preocupante, pois o estado é classificado como uma área endêmica para a doença. “O vírus circula de forma cíclica, a cada cinco a sete anos, e por isso a vigilância constante é essencial”, explicou Joice Dornelles, gerente de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ela ressaltou ainda que a febre amarela pode ser fatal caso não haja vacinação, reforçando a importância da prevenção por meio da imunização.

Posts relacionados
BrasilSaúde

Pesquisadores brasileiros avançam em exame de sangue para diagnóstico do Alzheimer

2 Mins read
Cientistas brasileiros deram um passo importante rumo à democratização do diagnóstico do Alzheimer no país. Estudos recentes apontam que um exame de sangue, com base na proteína p-tau217, pode identificar com alta precisão a presença da doença — abrindo caminho para a inclusão do teste no Sistema Único de Saúde (SUS).
BrasilSaúde

Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol; oito mortes foram notificadas

1 Mins read
Ícone do site Editar com Elementor Ctrl+K Finish Setup Preview Salvar rascunho Publicar Alterar tipo ou estilo do bloco Mover bloco Parágrafo da posição 3 para a posição 2 Mover Parágrafo bloco da posição 3 para baixo na posição 4 Mudar alinhamento do texto Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol; oito mortes foram notificadas  O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (17), que subiu para 46 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol no país, todos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Além desses registros, 87 ocorrências ainda estão em análise pelas autoridades de saúde.
BrasilSaúde

Novo parâmetro eleva “12 por 8” à categoria de pré-hipertensão

1 Mins read
Uma diretriz brasileira de manejo da pressão arterial (2025), elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, redefiniu o ponto de corte para pressão arterial normal. Agora, leituras de 12 por 8 ou superiores deixam de ser consideradas normais, passando a caracterizar pré-hipertensão.
GOSTOU DESSE ESPAÇO?ANUNCIE SEU NEGÓCIO CONOSCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *